Projetos de pesquisa

separador.png
  • USO DE GEL HIDRORRETENTOR ASSOCIADO À IRRIGAÇÃO NO PLANTIO DO EUCALIPTO (Eucaliptus sp) (EM ANDAMENTO)

 

Descrição: São poucas as informações existentes sobre as necessidades hídricas da cultura do eucalipto. A pesquisa tem demonstrado que a viabilidade da irrigação florestal depende da região, das espécies, das condições ambientais e das práticas de uso da terra. As empresas florestais têm necessidade de melhorar sua compreensão do uso da água pelas plantações a fim de ajustar suas práticas de gestão para alcançar sustentabilidade a longo prazo e para responder às questões das diferentes partes interessadas. Diante do exposto, o presente estudo tem por objetivo estudar, na fase de plantio, as relações entre a cultura do eucalipto e o suprimento de água e especificamente, pretende-se, analisar o uso da irrigação no plantio do eucalipto e avaliar o uso de polímeros hidrorretentores no plantio do eucalipto.
Coordenador: Marcelo Rossi Vicente
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro/Bolsa.

 

 

  • QUALIDADE DA ÁGUA DE CISTERNAS DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA NO MUNICÍPIO DE SALINAS MG (EM ANDAMENTO)

 

Descrição: A água é indispensável para a manutenção da vida do homem e dos demais seres vivos do planeta. O Brasil possui cerca de 12% da água doce disponível no globo terrestre, mas a má distribuição do líquido entre as diversas regiões brasileiras faz que o problema da falta de água não esteja ainda resolvido no país. O homem do campo utiliza a água principalmente para consumo, atividades higiênicas domésticas, irrigação e criação de animais. O principal entrave ao desenvolvimento regional do Norte de Minas Gerais é a distribuição irregular das chuvas durante o ano, que se concentram em um curto período (novembro a março), o que obriga a população da área a conviver, no restante do ano, com acentuada escassez de água. Como estratégia para tentar solucionar este problema, o Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Água - Água para Todos, realiza repasses de recursos federais para a implementação de ações que visem garantir acesso à água para comunidades rurais cujos habitantes se encontrem em situação de vulnerabilidade social. Diante do exposto, objetiva-se analisar a potabilidade da água captada da chuva e armazenadas em cisternas do Programa Água Para Todos no Município de Salinas MG e como objetivos específicos: (i) identificar os padrões de qualidade da água da chuva captada nos telhados e armazenada nas cisternas para consumo humano; (ii) identificar os diferentes usos dessa água; (iii) analisar se o armazenamento da água em cisternas tem suprido as necessidades de uso nos períodos sem precipitação e (iv) avaliar a viabilidade do Programa Água Para Todos no tocante à minimização dos efeitos da estiagem prolongada na região.
Coordenador: Marcelo Rossi Vicente
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - Bolsa.

 

  • DETERMINAÇÃO DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA A PARTIR DE DADOS DE TEMPERATURAS MÁXIMA E MÍNIMA PARA SALINAS E REGIÃO (EM ANDAMENTO)

 

Descrição: A determinação da evapotranspiração de referência (ETo) é um parâmetro básico de extrema importância para a definição das necessidades hídricas das culturas. Existem diversos equipamentos, metodologias e modelos agrometeorológicos utilizados para estimativa da evapotranspiração, mas alguns modelos requerem quantidade expressiva de elementos climáticos, como o modelo de Penman-Monteith. Assim, é de grande importância o conhecimento dos métodos mais simples de estimativa da evapotranspiração que demandam dados de fácil obtenção e de baixo custo. No entanto, tais métodos devem ser calibrados para locais específicos. Em decorrência dos aspectos abordados, o presente estudo tem por objetivo estimar e comparar a evapotranspiração de referência, pelo método de Penman-Monteith FAO, a partir apenas de dados de temperaturas máximas e mínimas para a região de Salinas-MG.
Coordenador: Marcelo Rossi Vicente

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

 

 

  • ESTIMATIVA DA DEMANDA DE ÁGUA NA CULTURA DO EUCALIPTO (Eucaliptus sp) PARA A REGIÃO NORTE DE MINAS GERAIS (CONCLUÍDO)

 

Descrição: Estabelecer relações entre as necessidades hídricas da cultura do eucalipto e a disponibilidade de água no solo pode contribuir na predição do potencial produtivo dos plantios florestais, tendo em vista que as distintas condições climáticas, às quais a cultura está exposta nas diversas regiões em que é feito seu cultivo, influenciam na sua produtividade e duração do ciclo. O projeto tem por objetivo estimar a demanda de água na cultura do eucalipto para a Região Norte de Minas Gerais. Especificamente, pretende-se estimar as necessidades hídricas da cultura do eucalipto para os municípios de Salinas, Taiobeiras, Rio Pardo de Minas e Águas Vermelhas, além de comparar a evapotranspiração de referência (ETo) calculada por meio de um método simplificado (Hargreaves) ao método-padrão (Penman-Monteith) e verificar a melhoria dos ajustes para otimização do método simplificado para os municípios de Salinas e Taiobeiras.
Coordenador: Marcelo Rossi Vicente

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.